O Sucateando

O Sucateando
É a integração das duas artes: as artes visuais e a música. Juntas se tornam uma, num objeto escultórico sonoro, onde se criam formas e produzem formas ao som.

O Sucateando desperta o interesse por pesquisas com sucata e objetos do cotidiano, com o propósito de possibilitar um laboratório de descobertas, idéias e reflexões. Mantendo uma visão de realizações e possibilidades, ultrapassando barreiras limitadoras.

Histórico
O Sucateando foi criado pelo músico e artista plástico Marco Antonio Cândido. Iniciou em 1999 com Oficinas de Arte e Som, desenvolvendo pesquisas e instrumentos musicais escultóricos com sucata, em escolas e centros culturais. Desde 2003, o Sucateando atua em diversas áreas: empresarial, educacional, cultural, social e ambiental, sob forma de Workshops, Oficinas, Cursos, Trilhas Sonoras,Jingles e Pocket Shows.
A experiência de Marco Antonio em Artes Plásticas e Música, desde a elaboração de esculturas e carros alegóricos para Escolas de Samba, adereço e figurino para Teatros, Cinema e TV, Música e Educação forma uma base consistente que tem, entre suas criações uma escultura sonora de oito metros de comprimentos por dois de altura de sucata, além de outros instrumentos musicais escultóricos de sua fabricação, tocando músicas de autoria e releituras.
O Sucateando foi convidado a realizar suas atividades na Universidades Salgado Oliveira, Estácio de Sá, Escolas Particulares (Miraflores, Paulo Freire, Centro Educacional de Niterói), Escolas Municipais (Projeto Férias Nota 10 – Sec. Educação de Niterói), Espaço Integral, C. Cult. Tribo Urbana, Shopping Rio Design (Barra/RJ), Campo de São Bento (Sec. Meio Ambiente e Sec. Cult. de Niterói), Rede SESC e Fórum de Idéias produzido pela Sede SESC RJ (para as 40 unidades), atingindo, nestes 3 últimos anos, um público aproximado de 12.000 pessoas.

Objetivos gerais
· Potencializar os recursos internos criativos;
· Estimular os participantes a transpor paradigmas e aplicar soluções criativas na sua vida profissional e pessoal;
· Percepção das possibilidades e novas oportunidades diante dos desafios;
· Desenvolver a flexibilidade e o olhar clínico;
· Desenvolver o senso crítico, a escuta ativa e a sensibilidade;
· Valorizar o trabalho em equipe;
· Integrar diferenças sociais, culturais e étnicas mantendo a identidade de cada indivíduo;
· Elevar o nível da auto-estima;

Segmentos

Educação
Cultura
Empresas
Saúde

Workshop
O Sucateando apresenta todo processo criativo da pesquisa e descoberta de instrumentos musicais escultóricos e objetos sonoros a partir da sucata. No programa, desvendam soluções criativas com a sucata, abordando a capacidade da realização que, somadas a criatividade, revela um resultado surpreendente.
Além de tocar e apresentar os instrumentos desenvolvidos pelo grupo, o Workshop Sucateando envolve o público participante, ampliando sua visão.

Oficina
Construção de objetos escultóricos sonoros.
A Oficina Sucateando oferece um solo fértil para a pesquisa, no qual a mobilização das emoções, a promoção da sensibilidade, a busca da experiência e a potencialização da criatividade celebram as descobertas através do lúdico, sendo a sucata o material base para expressões variadas e concretas. Trazendo a consciência da riqueza deste material e o seu reflexo ambiental, a Oficina Sucateando desenvolveu um laboratório de pesquisa sonora onde os participantes criam objetos de arte e instrumentos musicais criativos. Este espaço que acolhe o testar, o construir, o confeccionar, o vivenciar, o sentir e o descobrir, é também onde cada participante encontra um lugar único de possibilidades e criações, permitindo vivenciar as potencialidades da auto-expressão.
A freqüência, duração e os formatos das oficinas são flexíveis e se adaptam às necessidades.
Os materiais, ferramentas e material de segurança utilizados nas oficinas e nos workshop são oferecidos pelo Sucateando.

Ferramentas
Martelo, chave de fendas, serrote, arco de serra, ferro de solda, pistola de cola quente, alicate, máquina de furar, pincel, tesoura e etc.

Material
Prego, parafuso, arame, tinta, tubo PVC, madeira, câmera de ar, ferro, lata e outros.

Material de segurança
Óculos, luvas e avental.

Explorasom
O Sucateando elabora uma pesquisa dentro dos ambientes de escolas, empresas, espaços culturais, construções civis e outros, fazendo com que os participantes descubram o som dos objetos contidos dentro das salas, cozinhas, banheiros, pátio e outros ambientes, vivenciando ritmos brasileiros, fazendo com que cadeiras, mesas, brinquedos, papéis, panelas, colheres, ferramentas e qualquer objeto reproduzam sons fantásticos que se transformam harmonicamente em música lúdica.

Pocket Show
Pocket Show "Eletrodomesticando" utiliza-se da sonoridade de diversos eletrodomésticos, tais como liquidificador, batedeira, aspirador de pó, secador de cabelo, furadeira, máquina de costura, além de televisão, rádio 3 em 1, brinquedos e outros objetos sonoros, tudo somado ao violoncelo, violão e voz, recriando temas clássicos, populares e músicas autorais.
Batendo tudo no liquidificador, o Pocket Show"Eletrodomesticando" resulta numa nova linguagem musical poética.

Trilha sonora
Arranjos, melodias, composições, texturas e timbres são os ingredientes das trilhas sonoras e sonoplastias desenvolvidas pelo Sucateando, gerados com atenção para cada espetáculo de Dança, Teatro ou Cinema.

Jingles publicitários
Com formação na área de Música e Comunicação, as peças são elaborados em conjunto com a campanha publicitária e o planejamento estratégico da empresa. Além de comunicar as ações, produtos e serviços, existe o selo de qualidade, criatividade e sonoridade do Sucateando Arte e Som, fortalecendo a comunicação com eficiência e diferenciação total.

Curso de extensão criativa
O programa é composto por módulos e encontros de aproximadamente 3h30 minutos cada, oferecidos em aulas quinzenais ou semanais. Os módulos são estruturados numa seqüência lógica e complementar, possibilitado vivenciar de forma mais aprofundada todo processo criativo abordado pelo Sucateando.